sexta-feira, 18 de julho de 2014

Médicos, Hospitais, Análises e Abonos na Gravidez



O Inicio...

Começando pelo inicio...
O inicio é o teste de gravidez na mão com o risquinho a dar positivo!
Depois de se conseguir desbloquear da novidade, a primeira coisa a fazer é mesmo falar com o namorado ou marido se ele não estiver mesmo ao lado, com os avozinhos, irmãos e as best friends claro está!
Se entraram em pânico com o facto de não terem dinheiro para ter um filho...toca a respirar fundo, vou fazer várias publicações sobre listas milagrosas que descobri nos últimos meses.

A primeira coisa a fazer é marcar imediatamente uma consulta com o médico de família no centro de saúde. Em caso de não ter, basta dirigir-se ao centro de saúde que eles atribuem-lhe um médico responsável. Durante a gravidez estamos isentas, ou seja não são cobradas taxas de pagamento, para isso entregam-nos imediatamente o Boletim de Saúde da Grávida que deve andar sempre connosco. Claro que todos sabemos que existem partes do país onde o sistema de saúde funciona muito mal e nesses sítios o melhor é ser acompanhado por um médico privado. No entanto estamos num país com sistema de saúde publico que pode e deve ser utilizado, por isso vou debruçar-me sobre a utilização deste serviço.

Imediatamente após a noticia pode dirigir-se a uma farmácia e comprar Folicil, para o correcta desenvolvimento do feto e para evitar doenças como a espinha bífida, deve-se suplementar todos os dias o organismo com ácido fólico. Quem está a planear engravidar pode começar a tomar antes mesmo de engravidar.

A primeira coisa que deve fazer é deixar de fumar, beber álcool, comer produtos fumados ou enchidos sem estarem cozinhados. 

Mal se recebam as credenciais é telefonar para todos as clínicas de análises das redondezas até encontrar uma com acordo para fazer as marcações, de momento há poucas clínicas que fazem as análises com credencial do sistema nacional de saúde, mas não desesperem, elas existem! Claro em primeiro lugar pedimos os números disponíveis de clínicas no balcão do centro de saúde, depois telefonamos a todas as amigas com filhos para perguntar onde é que elas fizeram e por fim vai-se á internet ou para cada clínica que telefonamos pedimos o contacto de outras.
Se houver muita oferta de clínicas disponíveis, tentem escolher as que têm equipamentos (especialmente o ecógrafo) mais recente e com melhor qualidade.

Pasta de Análises


Aconselho a comprar imediatamente uma capa de micas, há no chinês a 1.5 euros se não quiser gastar mais dinheiro. As análises mais recentes devem encontrar-se no inicio da pasta e colocadas por ordem cronológica. As ecografias devem ser colocada em livro, ou seja, com a pasta aberta na página da esquerda a descrição médica, na página direita as fotos. Isto vai facilitar e acelerar a compreensão do enfermeiro, médico ou técnico que a atender.

As análises que geralmente se fazem:

- As ecografias são comparticipadas e como estamos isentas não as pagamos,assim como ecografias extra pedidas pelo médico por necessidade assim como visitas ás urgências. Nada disto se paga, mas se pretenderem fazer ecografias extra tal como a ecografia pré-natal 3d-4d paga-se aproximadamente 60 euros (mesmo assim compensa em relação ao privado).

- Análises ao sangue gerais e á urina. Em particular há a análise da glucose no sangue para verificar se há a formação de diabetes gestacionais (tem de se beber um sumo muito doce horrível e tirar sangue 3 vezes).

- Também se deve pedir análises gerais de genecologia periodicamente (pedir á médica de familia), especialmente quando aumenta o corrimento ou se nota alguma alteração inesperada (atrenção ás infeções urinárias).

Nas consultas os procedimentos de rotina são os seguintes:


  • Avaliações da tensão arterial e do peso;
  • Testes à urina;
  • Palpação abdominal para medir a altura do útero e verificar a posição e o tamanho do bebé;
  • Auscultação dos batimentos cardíacos fetais;
  • Exame às pernas para eventual detecção de varizes ou edemas (inchaços);
  • Exame ginecológico no início e no final da gravidez.
Em cada consulta fazemos uma consulta prévia com a enfermeira para algumas das análises e só depois passamos para o gabinete da médica/o.

Factores de Risco durante a Gravidez:

Neste caso somos acompanhadas pelo Hospital e não pelo centro de saúde.
  • Idade superior a 35 anos;
  • Consumo regular de álcool, tabaco ou outras drogas;
  • História familiar de malformações, síndroma de Down, atraso mental ou outras doenças congénitas;
  • Doenças como hipertensão, diabetes, epilepsia, artrite reumatóide, problemas do coração, dos rins e da tiróide;
  • Infecções de transmissão sexual (sífilis, sida) ou outras, como a rubéola e a toxoplasmose;
  • Estar demasiado magra ou ter excesso de peso

Sinais de Alarme segundo o Portal da Saúde:


Contacte imediatamente o centro de saúde ou a urgência do hospital se durante a gravidez tiver:
  • Hemorragia vaginal;
  • Perda de líquido pela vagina;
  • Corrimento vaginal com prurido (comichão), ardor ou cheiro não habitual;
  • Dores abdominais;
  • Arrepios ou febre;
  • Dor/ardor ao urinar;
  • Vómitos persistentes;
  • Dores de cabeça fortes ou contínuas;
  • Perturbações da visão;
  • Diminuição dos movimentos fetais.

A pedir ao médico:

- Cheque dentista - durante a gravidez temos direito a 3 consultas de dentista grátis nos estabelecimentos que têm acordos. Dificilmente o médico vai dizer-lhe isto, mas passa imediatamente o documento quando pedido. Pedir o cheque entre o 4º e o 6º mês de gestação.

- Credenciais para o Folicil, Foliferro ou maltoferro - frequentemente os médicos esquecem-se de passar estes documentos...

Abonos e subsídios

- Abono Pré Natal
Pedir na Segurança Social, aqui encontram-se as condições no Portal da Segurança Social

- Subsidio por Gravidez de Risco
Pedir o documento á medica de família e dirigir-se á segurança social aqui encontra-se a descrição deste Subsidio Por Gravidez de Risco.

Existe uma panóplia de abonos, desde mães desempregadas, adolescentes, mães solteiras, gestantes com trabalhos incompatíveis com a gravidez etc. No Portal do Cidadão está enumerado o tipo de abonos e subsídios disponíveis assim como no Portal da Segurança Social.

Direitos dos Pais

- Portal do Cidadão
- Guia da Parentalidade da Segurança Social

Hoje em dia já existe bastante plasticidade para a divisão do tempo de maternidade entre o pai e a mãe. Leia estes documentos e se ainda tiver duvidas na segurança social podem explicar-lhe todos os passos e características dos seus direitos.

Espero que este post seja útil para mamãs que andem meio perdidas em relação a algumas ou várias destas questões tal como eu...especialmente nos dias após receber a noticia! 

Sem comentários:

Enviar um comentário