quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lista de Higiene do Bebé

Lista de Higiene do Bebé


Imagem de (Arte lá em casa)

- Banheira

A melhor e mais barata é a do IKEA. Tem anti-aderentes, não tem suportes que são enganosos e podem magoar o bebé se escorregar. Custa 5.99 euros.

- Toalha de Banho

Ter 3 toalhas de banho (ex: IKEA 5.99 euros)

- Compressas estéreis

Cerca de 0.95 euros 10 compressas (5x5) para limpeza dos olhos e cordão umbilical do bebé. Especialmente úteis nos primeiros dias de vida do bebé.

- Compressas não estéreis

Cerca de 1.90 euros 100 compressas (10x10). Para limpar o rabinho do bebé com água e para ajudar a lavar o bebé. Não deve ser usada a esponja porque nunca seca bem, pode acumular fungos e não facilita a verificação do corpo do bebé durante o banho.

- Sabonete liquido neutro 

Lavante de corpo e cabelo. As melhores marcas são a Oleoban (14 euros, 500 ml) , Aderma (14.10 euros, 250 ml, 18 euros 200 ml, 22.60 euros, 40 0ml) e Avéne. A Oleoban entre elas é a mais barata e a melhor. O sabonete liquido e o creme hidratante devem ser da mesma marca.

- Creme hidratante

As melhores marcas são a Oleoban (6.40 euros, 200 gr), Aderma (14.10 euros, 250 ml) e Avéne. A Oleoban entre elas é a mais barata e a melhor. O sabonete liquido e o creme hidratante devem ser da mesma marca.

- Creme para o rabinho do bebé

Deve ser só usado em caso de irritação ou assadura. Caso contrário pode por-se somente á noite na quantidade do tamanho de uma ervilha, não mais. As marcas são Halibut (7.40 euros, 200 ml), Bioderma, Lutsine Eriplast, bepanthene.

- Soro Fisiológico

Cerca de 1 euro, ajuda na limpeza dos olhos do bebé.

- Óleo de amêndoas doces

Cerca de 1 euro. Importante para hidratar o bebé e para curar a crosta láctea.

- Álcool 70%

Cerca de 1 euro. Para as visitas desinfetarem as mãos antes de tocarem no bebé. O exemplo deve ser dado pelo pai.

- Lima de unhas, tesoura ou corta-unhas

As unhas dos bebés são grandes e lascam muito, precisam de ir sendo cortadas ou limadas.

- Escova ou pente para o cabelo


- Fraldas de tamanho 0 (2kg) 

2 ou 3 pacotes. As fraldas depende da sensibilidade do bebé. O melhor é ir comprando de várias marcas quando há promoções. Apostar mais nas Dodot sensitivity para os primeiros dias até porque tem uma marca que mostra se a fralda está suja. Mas estas fraldas têm uns elásticos fracos, para a continuação é melhor Dodot 12h. Se não tiver alergia pode usar da marca pingo doce, continente ou outra.

- Doseador, esguicho, spray ou termo de água quente

Para limpar o rabinho do bebé com compressas evitando os químicos abrasivos das toalhitas no bebé pode colocar-se água num doseador vazio, num spray ou de manhã colocar água quente num termo e utilizar o doseador do termo para facilitar o processo.

- Detergente de roupa de bebé


Skip baby, detergentes ecológicos /(que tenham menos químicos) ou skip em pó simples da versão mais antiga possível.


Não se usam cotonetes nos bebés, nem os recomendados para esse efeito, usam-se compressas. Não se usam esponjas. Deve evitar-se utilizar toalhitas de limpeza nos bebés pois estão carregadas de químicos e provocam muitas alergias e outros problemas de pele. Se quiser usar fraldas descartáveis aconselha-se a utilizar passado algum tempo depois do bebé nascer e começar primeiro com descartáveis. Evitar a utilização de outros produtos de higiene que não os mencionados para evitar problemas de pele no bebé nos primeiros tempos após o nascimento (tal como Mustela, Uriage etc.). Não é necessária toda a parafernália de productos que é publicitada, a que aqui está mencionada é recomendada pelas enfermeiras parteiras. 

Sem comentários:

Enviar um comentário