terça-feira, 8 de outubro de 2013

Produtos Açoreanos


O meu irmão estudou e trabalha nos Açores, por isso desde novinha tenho uma ligação especial com este pedaço de Portugal tão lindo e especial. Há coisas nestas ilhas que me deixam maluca como o queijo de São Jorge, o pão lêvedo, o licôr de amora, o fantástico iogurte do Faial, a massa cevada, pimenta da terra, as maçarocas de milho cozidas nas furnas e o cozido á portuguesa cozido dentro da terra. E o peixe e marisco? As lapas, as cracas, a bicuda, as lapas burras...que gula!

No meu dia a dia eu procuro consumir os produtos que chegam ao continente destas ilhas mágicas, primeiro porque são mais saudáveis, já que são produtos artesanais; porque são produtos portugueses, são produtos de elevada qualidade, e porque estou a ajudar a nossa e a sua economia ao comprar produtos açoreanos.

O chá

O chá açoreano é de excelente qualidade, as plantações são lindas e são a única plantação no mundo que não necessita de quimicos para matar pragas...porque esta planta não tem predadores naturais nos Açores! :) É um chá ecológico e na sua página vêm a produção artesanal, belissimas fotos da plantação em São Miguel e as fotografias e publicidades vintage pois é uma fábrica de 1883! Conseguem encontrar desde no Jumbo a ervanárias, vale a pena, dura muito e em folha é o melhor.
http://www.gorreana.org/





O leite e a manteiga
Há muita variedade, é facil de escolher e o preço é igual a qualquer outra marca, sinceramente não vou ficar mais pobre nem que seja por uma diferença de 10 cêntimos quando a qualidade é superior e estou a ajudar a nossa economia.



O Ananás
No Natal a minha familia costuma dar como prenda e comprar para as refeições em familia os ananazes dos Açores.



Queijo

Há muitos, costumo comprar o terra nostra para o dia a dia e o de São Jorge para Pratos especiais!

Atum
Já quase não como atum porque está a entrar em declineo com a sobre-exploração e são dos predadores de topo mais importantes do Atlântico- Há estudos que descobriram que se trata de uma unica metapopulação mundial. Esta espécie tem um grande impacto em toda a cadeia alimentar, para além da arte de pesca ser pouco selectiva e muitas vezes golfinhos são capturados e processados no meio de isto tudo. Enfim nos Açores existe um grande controlo sobre o assunto e se estamos a precisar de fazer uma receita que leve necessariamente atum, ou se vou de férias uso atum açoreano em lata (se fôr fresco compro daqui do Algarve)

Há muito mais produtos dos quais eu gostaria de falar...mas a verdade é que estes são os produtos a que temos mais acesso no dia a dia porque os que me puxam ainda mais a gula são infelizmente dificieis de encontrar. Talvez se os consumirmos mais no futuro possamos dar força ás empresas para colocar no mercado continental os seus pitéus!!

Boas compras e bom apetite!

2 comentários:

  1. Boa!! Isto dá jeito!
    Os productos dos Açores têm fama de serem bastante bons, assim já tenho uma lista :)

    ResponderEliminar
  2. AInda bem, fico contente! :) Vais ver que os produtos estão á altura da fama!

    ResponderEliminar