segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Começar a ter noção dos quimicos do dia-a-dia...


Nos últimos tempos, tenho-me preocupado cada vez mais com os químicos que uso em casa no dia-a-dia. Primeiro porque já tinha uma noção geral em relação a este problema, depois porque utilizando os métodos  e produtos de gerir a casa da minha avó é muito mais barato. No geral sou bastante preocupada com os químicos porque tenho intolerância a antibióticos e a minha mãe começou a tratar-me através de uma excelente médica homeopata Professora na Faculdade de Medicina de Lisboa, o que foi muito Avant Gard da parte da minha mãe só lhe tenho a agradecer. Para além do mais, tal como a maior parte das pessoas que conheço tenho tendências alérgicas, as alergias parecem ser uma epidemia nos últimos tempos já repararam? 
Mas recentemente, por um problema de saúde que surgiu numa pessoa chegada a mim comecei a estudar cada vez mais este assunto. Primeiro comecei por tomar coragem e ler os rótulos de todos os produtos de casa, cremes, desodorizantes, champôs, sabão de lavar a loiça, a roupa...tudo. Sim, é aterrorizador, mas algum dia tinha de o fazer...

Acho que os momentos em que precisei de um minuto para interiorizar o problema foi quando li a composição da minha pasta de dentes, do meu desodorizante e finalmente da minha água de rosas. Nem a água de rosas é o que diz o nome, são só compostos que por acaso cheiram a rosas, tal como produzimos nos laboratórios de química orgânica. O nível de químicos que colocamos em nós diariamente é verdadeiramente absurdo. Aqui envio um filme a falar sobre este assunto:


Para verificarem o nivel de toxicidade dos vossos produtos em casa aqui está o site que utilizei:


http://www.ewg.org/skindeep/

Por exemplo li o rótulo de um sabonete da Body Shop (sim a Body Shop é uma das propagandas enganosas e com valor acrescentado mais conhecidas) depois de muitos tóxicos acabava a formulação com dióxido de titânio. Ora o titânio é usado em questões médicas e é um dos elementos mais comuns na natureza...mas o dióxido de titânio que é altamente usado em cosmética nem existe na natureza e a linguagem que utilizavam nas suas descrições eram típicas falácias...O mistério adensa-se...decidi ver o que dizia a investigação. Usa-se o google scholar ou académico e coloca-se as palavras que desejamos em inglês ex: titanium dioxide toxicology
E ai apareceu a verdade, niveis toxicológicos altos em ratos, ou seja os ratos são das ultimas cobaias antes de os quimicos chegarem como "seguros" aos humanos, se não passa no rato não pode ser usado no humano...mas não passou no rato! Eis a força das corporações!

De momento enquanto estou a estudar as soluções para a minha vida neste assunto, decidi começar por pequenas mudanças neste período de janela, primeiro utilizar produtos que digam sem parabenos, corantes, conservantes etc...como o meu champô e o amaciador que escolhi da ultima vez que fui ás compras. A Naturvital tem vários destes produtos e a Garnier alguns. Em caso de disponibilidade usar produtos da Lush (existe no Oeiras Park).
http://www.lush.pt/

E como este é um tema muito pesado, deixo aqui uma ideia alegre para que se perceba que apesar de os motivos serem complicados, me estou a divertir a encontrar soluções para estas questões! (se usarem sabão com certificação orgânica ou azul e branco é melhor :) )



Sem comentários:

Enviar um comentário