terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bôla de Chouriço


Há muitas versões de Bôla, na minha familia há pelo menos duas. A Bôla, pelo que me apercebi recentemente, é uma tradição do Norte de Portugal (tal como as minhas origens). Existe Bôla que é um doce da Páscoa Mirandesa, mas existem várias bôlas de carne. Com o tempo a bôla passou a ser também uma tradição Natalícia.
Adoro fazer para o lanche uma Bôla, aquece-me o coração porque vivo longe da familia e faz-me lembrar a minha casa e a minha infância.
Por isso aqui vos deixo uma receita de bôla (espero que a familia não fique chateada mas já está publicada noutros sites da internet!).

Bôla de Chouriço

Ingrdientes:

- 1 chouriço picado
- 2 chávenas de farinha
- 1 chávena de leite
- 1 colher de sopa de fermento Royal
- 1/2 de chávena de azeite
- 3 ovos inteiros
- Sal

Procedimento:

Juntar tudo, bater a massa e levar ao forno em forma de bolo Inglês (eu levei em forma de silicone)
Aqui vão sites com outras receitas e histórias deliciosas da Bôla tradicional Portuguesa:

http://www.bragancanet.pt/picote/portugues/imprensa/2001-04/jn_pascoa_miranda.htm
http://aventalgourmet.blogspot.pt/2007/01/bola-de-carne-da-pscoa-que-um-dia.html

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário