quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Colestrol ás colheradas na minha frigideira de ferro fundido!



Se há coisa que eu adoro é ir ás feiras de velharias, este fim de semana fui á Feira de Velharias de São Brás de Alportel, encontram-se lá sempre coisas maravilhosas, antigas, de qualidade, obviamente que baratas e geralmente negociáveis!

O J. ofereceu-me esta fantástica frigideira de ferro fundido, um senhor francês vendeu-a por 5 euros! É linda, mas chamou-me a atenção porque para além de vintage tenho andado a ler nos sites de bem-estar que são do melhor para cozinhar. Claro que nós adoramos os fundos antiaderentes...mas realmente o teflon é tóxico e não me venham dizer que de vez em quando não arranham a frigideira! Aqui vai um site onde falam do assunto:
http://www.vidasustentavel.net/modo-de-vida/panelas-e-frigideiras-com-antiaderente-e-toxico-e-pode-matar/

Se não encontrarem em feiras existe neste site:
http://www.amazon.com/Lodge-L10SK3-12-Inch-Pre-Seasoned-Skillet/dp/B00006JSUB


Claro que há esta solução maravilhosa, mas recentemente apareceram panelas com o interior em cerâmica. Vi estas panelas este fim-de-semana na Feira de Santa Iria aqui em Faro e são uma ótima solução. (A feira de Santa Iria acaba no próximo fim de semana).


Para as panelas de ferro fundido tem de se ter um pouco mais de trabalho, para tirar pequenos pontos de ferrugem primeiro passa-se com o palha d´aço e lava-se bem com água SEM SABÂO...aparentemente não se usa sabão nestas panelas só agua a ferver. Depois de se retirar a ferrugem ainda vai estar avermelhada que é a cor do ferro, então faz-se o seasoning (eu não sei o nome em português). 
As panelas e frigideiras em ferro fundido têm de se levar a altas temperaturas com gordura, seja banho, óleo, manteiga ou azeite. O melhor é fazer vários ciclos aquecendo a frigideira com a gordura retirar do lume e passar com um papel para entranhar bem, voltar ao lume com mais gordura e repetir o processo várias vezes. A panela vai ficar toda preta e brilhante. Depois de usar lava-se com água quente, se ficar algo agarrado deixa-se no lume com água e retira-se com uma espátula. Depois lava-se normalmente (sem sabão). Esta descrição ficava melhor com um filme, ando a pensar que era engraçado anexar aqui filmes por isso no futuro penso criar um canal de youtube para dar apoio aqui ao blog, o que acham?
Entretanto fica aqui uns videos do youtube que ensinam a fazer seasoning de frigideiras de ferro fundido:






Para estrear a fantástica frigideira no Domingo á noite foi dia de desgraça...colesterol á colherada!
Bacon frito com ovos estrelados (e não ficam colados á frigideira!) com baked beans.


Um dia não são dias, foi para celebrar!

3 comentários:

  1. Realmente grande bomba calorica! Se so tens isso no menu acho q vou ao Mac... :)
    E a ferrugem que essas frigideiras normalmente criam nao faz mal a saude?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se me apetece ser gulosa não poupo, mas estás á vontade para veres outras receitas menos calóricas aqui no blog em vez de ires ao Macdonalds por um numero imenso de motivos que te poderia dar.
      De qualquer forma, quanto á ferrugem não tem obviamente porque se faz o seasoning, ou seja o processo que expliquei e que está nos filmes. Segundo argumento, usamos panelas de ferro desde a idade do Ferro e correu tudo bem até agora porque não tem quimicos, não agarra, tem elevada durabilidade, boa distribuição de calor, são altamente resistentes...além disso o ferro que poderemos ingerir ajuda-nos na saúde (ajuda-me porque costumo ter anemia!). Em terceiro acho que deves procurar a informações sobre o assunto aqui vai um link: http://environment.about.com/od/healthenvironment/a/safecookware.htm aqui tens a comparação entre os instrumentos de cozinha não tóxicos tal como cerâmica, ferro fundido e cobre. É uma questão de procurar e tirar elações sobre o assunto depois disso :)

      Eliminar
    2. Ok, conveceste-me com o " usamos panelas de ferro desde a idade do Ferro e correu tudo bem até agora " :)
      Por acaso acho que vou comprar umas frigideiras de ceramica, dá menos trabalho a manter do que essas e são tão giras!

      Eliminar