segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Fim do Microondas cá em casa!


Hoje foi um dia em que tomei uma decisão difícil, desliguei e arrumei o meu micro-ondas. Sim, eu sei, a preguiça manda e é tão rápido descongelar um bifinho ou aquecer o leite de manhã neste eletrodoméstico. Mas vamos lá ver, fiz um esforço descomunal para parar de fumar e comer alimentos não processados e saudáveis, mas continuo a usar um equipamento que enche a minha comida com radioatividade. Apesar de andarmos a atirar areia para os olhos todos sabemos que ao usar o micro-ondas estamos a consumir alimentos com níveis de radioatividade é um comportamento potencialmente carcinogénico, todos sabemos disso...mas no fim do dia a preguiça tem mandado mais.
No entanto eu tenho feito o teste, a comida fica mais quente, mais saborosa se aquecermos no fogão ou no forno e nenhum micro-ondas descongelou mais rápido do que água a ferver (apesar de só o fazer quando é para consumo imediato ou numa urgência porque este método aumenta o crescimento bacteriano). Sou biólogo e o meu pai é técnico de eletrodomésticos, eu sei o que ando a fazer mas hoje escolho mudar. Espero ter-vos sensibilizado para pararem o uso do micro-ondas. Eu uso protetor solar, parei de fumar, evito comer alimentos pré-preparados, uso cremes antioxidantes e apercebi-me que era uma incongruência na minha vida usar este eletrodoméstico, a minha moral assim o manda. Tomem coragem e experimentem!

3 comentários:

  1. Olá,
    Cá em casa nao ha microondas. Quando nos juntamos tivemos que fazer escolhas e estabelecer prioridades quando foi hora de comprar. O microondas estava muito longe das prioridades e eu e o namorido concordamos que o sabor da comida nao é o mm qd aquecida no microondas. Portanto n compramos.
    No entanto, no escritorio é o q uso para aquecer a comida pois é a única escolha, mas talvez esteja na hora de tomar atitude em relação a isso tambem :)

    ResponderEliminar
  2. Fico contente por saber que também está empenhada nesta ideia. Como está num dos meus primeiros posts eu também costumava trazer a minha marmita toda chic para o trabalho e aquecia no microondas, mas como me mudei para perto do trabalho para poupar em gasóleo já não necessito. De qualquer das formas, proponho que adquira um termo de comida que mantém a temperatura da comida, eu adorava quando era mais pequena. Se pré aquecer com água quente e depois puser a comida ainda quente, prolonga por mais tempo a temperatura da comida. De qualquer das formas estamos no Verão e comida quente corre o risco de se estragar mas saladas para o almoço são sempre fabulosas. Desejo-lhe muita sorte para si e para o seu namorido!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa! Eu tenho microondas mas uso-o pouquíssimo, talvez um dia venha a ter coragem de fazer o mesmo!

    ResponderEliminar