quarta-feira, 21 de agosto de 2013

1 copo de vinho por dia nem sabe o bem que lhe fazia!







Os gregos acreditavam que o elixir da vida residia no vinho tinto. No entanto a nossa sociedade está a passar por uma "adolescência antropológica", ou seja, pomos em causa tudo o que os nossos predecessores acreditavam. Como sabemos isto é um ótimo passo no desenvolvimento pessoal e social, no entanto é com um sorriso na cara que redescobrimos que os antigos tinham razão.

Hoje em dia a investigação das propriedades das uvas e do vinho trazem de novo a luz sobre as potencialidades destes alimentos na nossa vida. O vinho tinto, como já tem sido apregoado nos últimos anos, é um bom vasodilatador e contém propriedades antioxidantes, mas recentemente também se sabe que tem propriedades anti envelhecimento ou de "rejuvenescimento".
Como já devem ter reparado os produtos de beleza como cremes para pele têm uma nova aposta em termos da utilização das propriedades da uva e do vinho ao que a Caudalie chama de vinoterapia.
Para além de apostar no lema "1 copo de vinho por dia nem sabe o bem que lhe fazia" (atenção...é mesmo só um copo e pequeno!) também se deve acompanhar um bom queijo com um bom vinho tinto...para além de ser uma mistura mágica o vinho ajuda a compensar o efeito da gordura no nosso organismo. Se não estiver virada para comprar garrafas de vinho tinto “a torto e direito” para se estragarem conto-lhe um truque que qualquer Senhora do Norte de Portugal lhe diz...um cálice de vinho do Porto dá-nos um sopro de vida que "anima"! Este texto não é muito científico, porque para isso já tenho o trabalho, mas podem procurar as referências no google scholar, existem bastantes artigos científicos sobre o assunto.



Á vossa Saúde!

1 comentário:

  1. Quando era pequena, sempre que visitava a minha avó no Alentejo, às refeições eu pedia sumo. Ela lá aparecia com um jarro que ela dizia ser sumo de uva. A verdade é que ela diluía uma pequena porção de vinho tinto em água e adoçava com açucar. Não era propriamente uma sangria! MAs aquilo sabia tão bem... que saudades...agora despertaste em mim essa nostalgia!

    ResponderEliminar