quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Leite e laticineos: revisao do seu papel?

comecei a ler sobre o efeito do leite na saude desde a descoberta de alergias e intolerancias ao leite de vaca na minha familia e desde que considerei amamentar quanfo engravidei.
Todos sabemos que somos o unico mamifero a beber leite toda a vida.

Na univerdidade estudamos em bioquimica a degradacao da lactose e que o organismo tem dois periodos onde despoleta intolerancia pois comeca a diminuir a producao das enzimas nevessarias para o processo. Os humanos deveriam beber o leite materno ate as 4 anos (esquecam os taboos) e entre os 5 e 7 anos podem vir a desenvolver intolerancia ao leite. No entanto pelo consumo continuo de leite de vaca o organismo geralmente continua a prodizir as enzimas para suprir esta necessidade. Por volta dos 13 anos existe um novo pico de desenvolvimento de intoletancia.
Temos de considerar tambem outros factores,o facto de consumirmos unicamente leite de vaca, uma taxa de consumo de laticineos diaria excessiva e a exposicao continua e excessiva desde os primeiros tempos de vida.
As taxas de alergias e intolerancias dispararam.

Fui ver o que diz a investigacao sobre o assunto.

O leite materno e o mais adequado para o bebe. Nao existe leite mau ou fraco nem em mulheres desnutridas...acontece que por darmos o biberon de leite de vaca que e muito rapido nos esquecemos que e suposto amamentar o dia todo. O leite tem os nutrientes,os anticorpos e celulas estaminais essenciais essenciais e particulares para o bebe. O leite de vaca nao consegue suprir estas necessidades,e uma boa ferramenta quando ha problemas e so isso.
O leite de vaca administrado aos bebes esta associado a colicas,desenvolvimento excessivo da cabeca entre outros.
O leite consumido na adolescencia esta associado a uma taxa muiti mais elevada de acne. Esta associado a permanencia de acne em adultos.
Existem relacoes entre o consumo excessivo de leite de vaca em adultos  e varias doencas como acne,atopia, desregulacao hormonal em varias glandulas e ate mesmo carcinogenese e doencas neurodegenerativas.

Quando aceder a um computador melhoro este post. Ate la recomendo duas leituras importantes sobre o assunto:
Artigo
Wellnessmama

Sem comentários:

Enviar um comentário