quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Poupar electricidade na cozinha


Máquina da loiça!

Se há debate frequente entre amigos meus, é o da máquina de lavar loiça! Ora, logo calha que não só sou bastante preguiçosa para lavar a loiça, como tive a infelicidade de partilhar casa com várias pessoas que tinham a mesma fraqueza que eu...

No que toca ao ser prático, todos concordamos que é melhor com máquina. Os motivos de discórdia vêm na continha da água e eletricidade ao fim do mês. Para que conste, decidi fazer várias buscas sobre o assunto...começando pelo meu pai (já que é técnico de eletrodomésticos) e segui para a revista Proteste e o resultado foi o mesmo, existe menor consumo de recursos com a utilização da máquina.


Excerto do site Proteste:

" A máquina gasta, em média, 15 litros por ciclo. Lavar à mão, enxaguamento incluído, leva uma média de 60 litros. Se, à mão, usar a água a 45º C, considere 2 kWh por lavagem. Num ciclo normal, a máquina precisa de 1,3 kWh para lavar e secar. No ciclo económico, o consumo baixa para cerca de 1 kWh, ou seja, pode poupar metade da energia."


A maior parte das pessoas sem máquina pensa que é um gasto atroz por preguiça, mas na verdade é a forma mais ecológica e prática de tratar da malfadada loicinha! Outra questão é...mesmo que só se faça uma lavajem por semana, que é o meu caso porque vivo sozinha, onde arranjo loiça para isso tudo? Ao qual respondo, mas quem é que tem só um prato e um copo em casa? Garanto que foi a melhor revolução lá em casa, e confesso que eu sozinha só pago 20 euros de eletricidade por mês, parece-me bastante económico. :)


Fervedor de água

Desde que adquiri este companheiro por 12 euros não quero mais nada, fervo a água e só depois coloco na panela, poupo tempo e dinheiro porque a eficiência dos fogões é baixa e há mais perdas energéticas.

Panela de Pressão

Em minha casa sempre se usou panela de pressão, mas descobri que muita gente tem medo da panela (dizem que explode e é perigoso). Ora como qualquer equipamento tem de se ler as instruções, é só não ultrapassar o conteúdo total em mais de dois terços do volume total da panela e fechar bem fechado (sem danificar as borrachas!). Nas instruções até vêm os tempos de cozedura de vários alimentos e o uso desta panela pode poupar até 30% da energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário