sábado, 20 de junho de 2015

A minha nova esponja Natural Tuga: A Lufa!

Durante um passeio a Alte, uma linda aldeia da serra Algarvia, encontrei a loja de sabões naturais Papa Figo. Aí encontrei algo inesperado e foi a minha mãe que me chamou a atenção.

A lufa é um vegetal da familia dos pepinos e courgetes, mas muito mais comprido.

Reza a história que a minha tia Cândida, que nasceu em 1906, costumava ir ao Algarve comprar lufas para fazer esponjas de loiça e de banho. Esta era a altura em que iamos de carro cheio durante 8 horas pela estrada nacional para o Algarve. Onde, levávamos uma marmita para fazer piquenique nos parques de merendas ao pé de uma fonte e árvores com sombra fresca. Conheciamos estranhos no piquenique e trocávamos histórias e comida com o cheiro a pinheiro e eucalipto ao som das cigarras.
Ir ao Algarve era uma grande expedição que a minha familia sempre adorou para acampar, as fotos a preto e branco, a sépia, a Polaroid etc estão nos albuns, essas sim verdadeiras lomografias e é engraçado saber como havia conhecimento deste vegetal quando ainda não havia hipermercados cheios de esponjas artificiais.

Esta esponja é muito dura por dentro e um pouco menos abrasiva por fora. Cortada como na foto é boa para esfoliante dos pés e para lavar loiça, cortando no outro sentido torna-se melhor para o duche. Ê um óptimo esfoliante.

Mais um iten cá em casa natural!

Sem comentários:

Enviar um comentário