segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cereais Paleoliticos!!

Tenho andado a ler sobre alimentacao paleo que vem de paleolitico. Claro que tem pinta da cena mais hipster de sempre! Na realidade a maior parte dos utilizadorea sao pessoas com problemas de saude como alergias alimentares, ciliacos com intolerancia ao gluten etc.
A ideia e utilizar alimentos o mais naturais possivel sem gluten.
A questao e que o humano nao digere o gluten o que pode trazer problemas de saude. Por outro lado em termos de lacticineos comemos e bebemos diariamente demasiada quantidade e cheios de conservantes. Defendem alimentos puros. E dependendo das opcoes e tolerancias podem conter ou nao lacticineos, ovos e alguns graos.

Parece o fim da macacada...mas a comunidade paleo desenvolveu receitas maravilhosas!
A minha primeira experiencia foram estes cereais que tambem uso como barritas de energia. Demora uns 15 a 20 minutos a fazer :)
Encontrei a receita no site do civilizedcavemancooking, um site que adoro, mas a receita original e de outea senhora que esta referenciada no site.
Leva 1chavena de coco ralado, 1 ovo, 1/2 chavena de sementes de girasol, 1 colher de cha de oleo de coco, eu usei 1 colher de sopa de mel em vez de maple syrup, sal marinho e 1 colhet de sopa de canela. Pica-se tudo, estende-se em papel vegetal e vai ao forno uns 10 ou 15 min ate estar corado. Quando arrefecer, corta e guarda num frasco fechado no frigorifico! Tchanamm e optimo :)

2 comentários: