terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Maximizar Comida: O Pão


Maximizar Comida: Pão


Há dois anos o meu pai ofereceu-me uma máquina do pão que tem trabalhado que nem uma moura desde então. Não compro pão na rua. compro a farinha pronta da marca Nacional por 1,75 euros o pacote, dois a 3 pacotes chegam por mês. Comecei a fazer o pão em casa porque é muito prático, económico e mais saudável (nada de comer pão processado tipo panrico!). 

Mas como sou só uma comecei a optimizar o pão para desperdiçar menos e ter pão sempre fresco. 
Basta adicionar 1 copo de água, 1 bocadinho de leite (para ficar mais fofo) e perfazer metade do recipiente com farinha e está feito. Três horas depois tenhoe ste belo pão, seja branco, de sementes ou centeio e fatio-o para congelar. Cada vez que preciso de pão coloco na tostadeira e fica óptimo!


Mas o tempo foi passando e apercebi-me que a côdea é muito grossa e por vezes desperdiçava pão. Logo encontrei a solução perfeita quando vi  minha avó a comer o panrico sem côdea. Quando acabo de fazer o pão retiro as côdeas como se faz ás crianças e congelo as fatias e as côdeas em sacos separados!

IDEIAS PARA USAR CODEAS DE PÃO CONGELADAS


1- Pão ralado

Basta retirar as tiras do congelador, levar ao forno ou tostadeira e picar na 123, ou processador de comida.

2- Croutons

Os croutons são perfeitos para colocar em sopas e caldos. Retira-se as tiras do congelador, leva-se ao forno ou tostadeira, corta-se aos cubinhos e guarda-se num pote de vidro de compota.

3- Açorda

 

4 -Migas

 

4- Papa di Pomodoro - Sopa da Toscânia do Jamie Oliver

(ver último filme desta página)

5- Pangritata

Recebi no Natal o Livro de Receitas do Jamie Oliver Money Saving meals, estas receitas estão neste episódio da mesma série do Jamie que aqui está. Mas aconselho a ver todos os episódios, tem excelentes ideias!Neste filme encontram-se as duas receitas anteriores (4 e 5).




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário