sexta-feira, 3 de julho de 2015

Iogurtes caseiros minados!

Estou de volta aos iogurtes caseiros feitos na iogurteira. Ando a tomá-los de manhã, especialmente quando o pequenito precisa daquele tempinho ou miminho extra...vai iogurte e colher na mala e já está!

Faço o iogurte com leite do dia para ter menos químicos, a base é iogurte natural sem açúcar e não adiciono açúcar...excepto ás vezes no fim de semana em que ponho um pouco de mel de alfarroba. O açúcar que ponho são frutos e o açúcar do gengibre cristalizado.
O iogurte, se não estiver carregado de corantes, conservantes e açúcar é um excelente probiótico e ajuda a colonizar a nossa flora intestinal que é considerada o nosso segundo cérebro! O tipo e quantidade de bactérias no intestino está relacionado com a saúde e estado psicológico e hormonal.

Depois vêm as minas!
Todas as manhãs mudo as sementes e frutos.

Se houver frutos da época como framboesas ou amoras são uma excelente fonte de antioxidantes. A fruta da época é melhor não só porque não precisa de aditivos (ou menos) na sua produção mas também porque nesse momento do ano têm um pico de produção dos seus componentes mais benéficos.

Também uso sementes de gogi, muito saudáveis e altamente calóricas, só ponho umas 3 ou 4 que é a dose diária recomendada.

O sésamo é muito rico em ácido fólico o que é excelente para toda a gente e grávidas em especial, pois ajuda no desenvolvimento do bebé e evita ocorrência de espina bifida.

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, excelente para a pele. Também adiciono sementes de abóbora e papoila que têm vários minerais que ajudam a suplementar a dieta diária para ficar mais equilibrada.

O gengibre cristalizado...ah pois...não é para qualquer um...dá um power pela manhã! Aviso já, é doce e muito picante. O gengibre é maravilhoso, dá muita muita energia, ajuda a melhorar a disposição. É um óptimo alimento que devemos infiltrar onde pudermos na nossa alimentação. Ajuda também com os enjoos, principalmente na gravidez. Devo avisar para colocar o gengibre só antes de comer o iogurte ou fica o iogurte todo ultrapicante. Dei a um colega meu que guardou só para o lanche...ficou um iogurte ainda mais minado!

Quanto a frutos secos, a amêndoa é a minha preferida mais uma vez pelos nutrientes que contém, é considerado um super alimento, com pele ajudou-me nos enjoos e a fazer a suplementação de ácido fólico e magnésio. Mas outros frutos secos como cajus, pistacios, nozes, castanhas do pará entre outros, também ficam aqui muito bem.


Como vêm este é o pequeno almoço dos campeões! ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário