domingo, 24 de julho de 2011

A Lancheira


Uma das medidas mais importantes que tomei não só para poupar muito como para melhorar a minha alimentação e qualidade de vida foi utilizar uma lancheira. Não só gasto menos dinheiro em bares, cafés e restaurantes como preciso de comer menos porque a comida é melhor e com muito menos gordura (e ainda perdi uns quilinhos como bónus!).
A ideia é comprar uma mala térmica com espaço suficiente para toda a comida que precisamos ao longo do dia. Eu coloco no fundo da mala uma cuvete refrigerada para manter os alimentos frescos e uma garrafa metálica de água para poupar água comprando garrafões de 5 litros e enchendo a garrafinha todos os dias, é mais ecológico pois usamos menos plástico e a água mantém-se fresca. Adiciono uma caixa de plástico própria para microndas do Pingo Doce (cerca de 1,5 euros) com o almoço e assim posso aquecer a comida em microndas publicos sem os sujar. Coloco sempre uma caixa com fruta, umas bolachas light ou um iogurte para os snacks. E ainda coloco uma mini escova de dentes e uma mini pasta de dentes que se pode comprar também por 1,5 euros no Jumbo pela marca Auchan.
Pensei que não conseguia ser organizada o suficiente mas na realidade é muito fácil e pratico, é só fazer um pouco mais do jantar todos os dias e zás, no dia a seguir temos uma pequena maravilha sempre á mão!
No meu local de trabalho a maioria das pessoas leva a sua malinha e almoçamos todos juntos, passou a ser tradição.
Em Portugal levar a lancheira tem sido considerado motivo de embaraço pois estava associado a pessoas do campo antiquadas, esta ideia está finalmente a mudar muito por necessidade de combate á crise. No entanto existem paises como o Japão onde levar o almoço é uma tradição secular muito valorizada.´As merendas são chamadas de Bento. O Bento é tradicionalmente confecionado pela manhã pela matriarca da familia que utiliza a forma de cozinhar e dispor o Bento para expressar como gosta de cada elemento da familia. Esta tradição é tão intensa actualmente que cada zona do País ou mesmo estação de comboio tem um Bento tradicional.
Nesta pagina que se segue encontra-se esta forma refinada tipicamente Japonesa de preparar a lancheira:
http://www.youtube.com/watch?v=-_hbPLsZvvo

Bom trabalho com as vossas lancheiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário